Estatutos do clube



CLUBE DE CAMPISMO

E MONTANHISMO
 

ESTATUTOS

O Clube de Campismo e Montanhismo foi criado no ano letivo 2013-2014 como parte de uma atividade desenvolvida pela turma 9ºB e o seu Diretor de Turma, o professor Rui Cardoso, no âmbito do projeto A Turma do Ano. O clube tem como objetivo proporcionar aos seus membros novas oportunidades de aperfeiçoamento humano através de experiências diversificadas, dando primazia aos princípios do trabalho colaborativo e da responsabilização pessoal.

1. Coordenação: professor nomeado pela Direção da escola.

2. Público-alvo: todos os alunos matriculados (do 6º ao 12º ano) e professores e funcionários em exercício na Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura. Em situações específicas, poderão ser convidados a participar em algumas atividades do clube outros membros da comunidade educativa.

3. Atividades a que se propõe: passeios na natureza e caminhadas; acampamentos; plantação de árvores e plantas; atividades desportivas de contacto com a natureza; limpeza de espaços verdes; manutenção do equipamento do clube.

4. A Inscrição é feita em formulário próprio e carece da autorização do encarregado de educação no caso de alunos menores.

5. Condições de inscrição/ participação:

a) O aluno ou aluna que tenha duas ou mais faltas disciplinares, dois dias (vinte tempos) de faltas injustificadas ou 20 ou mais ocorrências (inclui todo o tipo de faltas) no mesmo ano letivo fica com a inscrição suspensa ou não se pode inscrever no ano letivo seguinte.

b) O aluno ou aluna que tenha três ou mais níveis negativos não pode participar nas atividades do clube, embora continue inscrito; o professor coordenador pode decidir excetuar estes alunos por indicação justificada do Diretor de Turma.

d) O clube tem um número limite de membros permanentes, que é definido todos os anos pelo professor coordenador de acordo com vários fatores. No caso de haver mais inscrições que o número limite estipulado, aplicam-se as seguintes prioridades na sua seleção:

I. Membros com inscrição efetiva no ano letivo anterior;
II. Alunos com menos ocorrências (inclui todo o tipo de faltas) no ano letivo anterior;
III. Alunos com melhor média no ano letivo anterior;
IV. Ordem de entrega da inscrição.

6. Equipamento, instalações e fundos: o clube procurará angariar donativos em troca de bens ou serviços, como lavagem de carros, confeção de bolos, organização de jantares, participação em feiras, produção de T-shirts e chapéus do clube, etc. Estes donativos serão aplicados na aquisição do material necessário ao funcionamento do clube (tendas e material relacionado), na produção de bens que dará em troca daqueles donativos e na realização das atividades planificadas em cada ano. O clube funcionará nas instalações que a Direção do agrupamento disponibilizar em cada ano letivo. Os fundos obtidos são divididos equitativamente por todos os membros; do mesmo modo, todos os valores suplementares necessários são pagos por todos os membros, incluindo professores e funcionários.

7. Atividades em acampamento:

a) Nas atividades em acampamento superiores a dois dias, os professores e funcionários responsáveis poderão fazer-se acompanhar de dependentes menores (até aos 12 anos). Estes estarão isentos do pagamento das despesas de transporte; pagarão metade das despesas de alimentação; e pagarão por inteiro todas as outras despesas.

b) As regras definidas pelos professores responsáveis ou estabelecidas pelas entidades onde se realize o acampamento terão de ser cumpridas rigorosamente. O período de silêncio correspondente ao descanso noturno tem de ser respeitado escrupulosamente.

c) Os membros de clube responsabilizam-se por manter os materiais e o lugar de acampamento limpo durante o período de acampamento, bem como respeitar as regras de segurança estabelecidas. Após a realização das atividades em acampamento, os membros de clube zelarão pela limpeza e conservação dos materiais utilizados.

8. Divulgação de atividades: as atividades do clube são divulgadas regularmente no blogue do clube (
http://clubecampismomontanhismo-aepc.blogspot.pt/), na página do Facebook do Agrupamento e nos painéis informativos da escola.

Paredes de Coura, 11 de julho de 2019

O coordenador,

Rui Cardoso



Nota:

Estatutos aprovados na reunião do Conselho Pedagógico do dia 11 de julho de 2019, por revisão ao documento anterior, passando a englobar o Regulamento "Atividades em Acampamento", também revisto.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários devem estar identificados (nome e localidade/ escola). Não serão publicados comentários que não respeitem valores universais, de aceitação comum. As sugestões e críticas (ao clube e ao blogue) são bem-vindas, desde que fundamentadas.