segunda-feira, 18 de julho de 2016

Acampamento na Ilha do Pico

Para uma melhor visualização das fotografias, façam um clique sobre uma delas.

O Clube de Campismo e Montanhismo do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura esteve nos Açores entre 24 de junho e 1 de julho. A nossa base foi o parque de campismo “Furna”, em S. Roque do Pico, Ilha do Pico. Também tivemos a felicidade de nos deslocarmos à Ilha de S. Jorge e à Ilha do Faial.

Quando, no final do ano letivo transato, apresentei o plano de atividades do clube para este ano, poucos terão sido os que acreditaram na exequibilidade deste projeto: pela distância, pelos custos, pela complexidade organizativa (equipamento necessário, transportes, alimentação…). Mas cumpriu-se! Graças, sobretudo, ao trabalho de equipa. E à boa vontade de todos: da Direção do Agrupamento; dos pais dos alunos, que acreditaram em nós; dos funcionários da escola – especialmente da cantina –, no apoio que nos deram nas atividades de angariação de fundos; da Câmara Municipal; de toda a comunidade.

Como principal objetivo da nossa deslocação aos Açores estava a subida à Montanha mais alta de Portugal – a Montanha do Pico, com os seus 2351 metros de altitude. Um objetivo ambicioso, pois trata-se de uma subida de dificuldade elevada, devido às características do terreno: de origem vulcânica, íngreme e muito irregular. Não se trata de uma subida técnica, mas exige um esforço físico acima da média. E também o atingimos! Foi fantástico! Uma experiência para a vida. Dos 24 membros do clube que se deslocaram aos Açores (7 professores e 17 alunos), 19 conseguiram atingir a cratera da Montanha do Pico – o nosso principal objetivo. Creio que as últimas etapas da subida só foram superadas por muitos de nós porque estávamos em grupo; se estivéssemos sós, creio que metade não o teria conseguido. Daqueles, 11 ainda tiveram o arrojo de subir o “Piquinho”, um cone de lava que se ergue na cratera, com cerca de 80 metros de altitude e bastante difícil de subir (e com alguns riscos para quem o faça de ânimo leve). Os restantes 5 membros também subiram a montanha, mas só até onde a sua condição física ou saúde o permitiram. Também foram uns heróis!

Dois outros pontos altos da nossa estada nos Açores foram a realização de dois dos mais belos percursos pedestres do mundo: na Ilha do Pico, o percurso PR5PIC – “Vinhas da Criação Velha”, e, na Ilha de S. Jorge, o percurso PR1SJO - “Serra do Topo – Caldeira de Sto. Cristo – Fajã dos Cubres”.

No conjunto dos oito dias que ali estivemos, o grupo caminhou mais de 120 quilómetros. A agenda assim o exigia. Bem como a oportunidade de ali estarmos – única. Para além das atividades atrás referidas, também realizamos várias visitas de teor mais cultural e científico: ao Museu da Indústria Baleeira, em S. Roque do Pico; ao Museu do Vinho, na Madalena; à Cooperativa dos Lourais, em S. Jorge, onde pudemos aprender sobre todo o processo de produção do queijo desta ilha, mundialmente famoso.

No último dia da nossa estada, realizamos duas visitas institucionais: a primeira, à Câmara Municipal de S. Roque do Pico, como agradecimento pelos serviços de transporte que nos facultaram gratuitamente; a segunda, à Escola Básica e Secundária da mesma vila, onde tivemos oportunidade de perceber a realidade escolar local – bem diferente da nossa. A Diretora do Agrupamento – também membro do clube – procurou lançar as bases de um eventual protocolo de intercâmbio futuro.

E, claro, houve também oportunidade para muitos mergulhos na piscina de mar de Santo António e nas pequenas baías protegidas por rochedos; de gritar por Portugal em dois jogos do Campeonato da Europa; de reencontrar amigos: um ex-aluno da nossa escola radicado nas Lages do Pico (Luís Filipe Teixeira) e uma ex-colega de Faculdade radicada em S. Jorge; de conviver e brincar.

Em suma, uma aventura quase irrepetível. “Quase”, porque o Clube de Campismo e Montanhismo do AEPC é ambicioso.

O coordenador do Clube,
Rui Cardoso

(Texto fornecido para publicação no jornal "Notícias de Coura")

É quase impossível descrever fotograficamente tudo o que fizemos durante aqueles 8 dias. Mas fica aqui a tentativa:

Dia 1: Viagem de ida; acampamento; S. Roque do Pico; banhos de mar e piscina

Dia 2: Passeio pelos concelhos de S. Roque do Pico e Madalena; percurso pedestre das Vinhas da Criação Velha; Cella Bar

Dia 3: Ida a S. Jorge; visita à Cooperativa dos Lourais; percurso pedestre da Fajã da Caldeira de Santo Cristo e da Fajã dos Cubres; Velas

Dia 4: Subida à Montanha do Pico

Dia 5: S. Roque do Pico; Museu da Indústria Baleeira; parque de campismo

Dia 6: Museu do Vinho (Madalena); Horta - Faial; aniversário da Eduarda

Dia 7: S. Roque do Pico; visitas à Câmara Municipal e à Escola Básica e Secundária; banhos de mar e piscina; Portugal-Polónia, no caminho até à final vitoriosa

Dia 8: Desmontagem do acampamento, sob chuva; últimos olhares sobre a paisagem; viagem de regresso

Todos os comentários devem estar identificados (nome e localidade/ escola). Não serão publicados comentários que não respeitem valores universais, de aceitação comum. As sugestões e críticas (ao clube e ao blogue) são bem-vindas, desde que fundamentadas.