segunda-feira, 22 de julho de 2019

Acampamento de Primavera - Elvas

Entre os dias 24 e 28 de abril, o Clube de Campismo e Montanhismo do AEPC esteve no Alto Alentejo. Fizemos do Parque de Campismo da Piedade, em Elvas, a nossa "casa". Fomos muito bem recebidos pelo Sr. João e o Sr. José, co-proprietários do parque. Foi a primeira vez que acampamos com mais de 4 dezenas de pessoas, o que se revelou ser um grande desafio de logística. Mas superado com distinção, como se pode ver abaixo.

Dia 1. De Paredes de Coura a Elvas, com paragem na Sertã para almoçar e em Campo Maior para visitar o Centro de Ciência do Café e a fábrica da Delta. A montagem do acampamento e o primeiro jantar foram um desafio à persistência e à paciência, pois a chuva não nos largou.

Dia 2. De manhã, visita a Estremoz (à Pousada D. Isabel e ao museu local) e a Vila Viçosa. De tarde, atividades desportivas: paintball, arvorismo, futebol e tiro com arco. Uma diversão!

Dia 3. Duas visitas guiadas em Elvas: ao centro histórico fortificado, de manhã; ao Forte de Nossa Senhora da Graça, de tarde. Ambas conduzidas por guias muito conhecedores e dinâmicos.

Dia 4. Visita à vila de Monsaraz, belíssima, com uma vista deslumbrante sobre o Alqueva; visita a Évora: Capela dos Ossos, Catedral, "Aldeia da Terra - A aldeia mais insólita de Portugal (uma exposição de barrística). Ao fim da tarde, caminhada de 9 quilómetros, ida e volta, ao Cromeleque dos Almendres.

Dia 5. Regresso a Paredes de Coura, com paragem no Parque Natural da Serra de São Mamede para realizarmos um percurso pedestre entre a localidade de Portagem e Marvão. À partida, despedimos-nos dos proprietários do parque com o nosso hino, recém-criado.

Todos os comentários devem estar identificados (nome e localidade/ escola). Não serão publicados comentários que não respeitem valores universais, de aceitação comum. As sugestões e críticas (ao clube e ao blogue) são bem-vindas, desde que fundamentadas.